Axei interresante esse poema de Chico Buarque,pois reflete um pouco sobre o que é solidão...


Solidão (Chico Buarque)

"Solidão não é a falta de gente para conversar,

namorar, passear ou fazer sexo...
Isto é carência!

Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência
de entes queridos que não podem mais voltar...
Isto é saudade!

Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe,
às vezes para realinhar os pensamentos...
Isto é equilíbrio!

Solidão não é o claustro involuntário que o destino
nos impõe compulsoriamente...
Isto é um princípio da natureza!

Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado...
Isto é circunstância!

Solidão é muito mais do que isto...

Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos
e procuramos em vão pela nossa alma."


By:Amandaa :)

Leia Mais
0 comentários

Desafio de vida e violência

A violência contra a mulher acontece porque muitos dos homens se acham superior a ela e usam da agressividade para impor suas vontades sobre a mesma.Alem do álcool, drogas e ciúmes serem fatores que provocam a violência contra a mulher, a sociedade também tem sua influencia, pois da mais valor ao papel masculino, o que influencia na educação de meninos e meninas, pois os menino são influenciados a dar valor a forma física, agressividade e dominação, ja as meninas são vistas como um sexo frágil e tornam- se valorizadas pela sua delicadeza, sentimentalismo e dependência.

Embora exista uma lei contra a violência sobre ela submetida muitas sofrem caladas, pois elas sabem o quanto é difícil da um basta na situação, seja por vergonha,pela dependência emocional, financeira perante o agressor, medo que aconteça uma coisa pior e ainda sim pelos filhos, pois eles presenciam essa situação que se torna constrangedora e influencia na sua educação se ele ta vendo esse tratamento dentro de casa com sua mãe ou vai tentar outros rumos pra não presenciar mais ou vai seguir o mesmo exemplo do parceiro da mãe futuramente. Nem todo tipo de violência deixa marcas físicas, as humilhações, e ofensas verbais são difíceis de superar, cada uma é que sabe o desprezo que se passa na sua cabeça. Sabemos bem que cada mulher tem seu valor e so querem ter seus direitos iguais por iguais perante a figura masculina.

A mulher ate hoje continua lutando pelo reconhecimento dos seus direitos, embora aos poucos venha conquistando o seu espaço na sociedade ainda não consegue fazer bom uso dos direitos conquistados, apesar de querer sua liberdade muitas depende do homem e ainda sim aceitam as agressões . Talvez pela capacidade e amar e perdoar como esposa.


Por: Alexsandra Barbosa
Leia Mais
0 comentários

Conquistando o Mundo

As mulheres estão conquistando o mundo aos poucos, elas já provaram que não são representantes do sexo frágil e começam a se destacar profissionalmente. A figura feminina sempre foi muito discriminada na sociedade, principalmente na Idade Média, quando a mulher era julgada como má e submissa. A história mudou de rumo através dos movimentos que reivindicavam os direitos da mulher como cidadã de um país.
Atualmente vemos um cenário de flexibilidade, o mercado de trabalho conta com a presença feminina, mas ainda há uma distinção quando o assunto é salário. A mulher brasileira é um verdadeiro exemplo de determinação, ela precisa ter muito jogo de cintura,para enfretar a exaustiva rotina em casa e no trabalho e ela consegue fazer tudo isso !!

Amanda dos Santos

Leia Mais
2 comentários

A violência contra a mulher e suas consequências

A violência contra a mulher é um fato marcante e presente na sociedade brasileira que atinge todas as camadas da sociedade; mas, é visivelmente perceptível nas camadas de baixa renda. E é esse tipo de violência que destrói muitas famílias, e cujas conseqüências deste ato são bem maiores do que se possa imaginar. Muitos maridos chegam em casa bêbados e agridem a esposa na presença do filho, às vezes, até mesmo agridem o filho também.A conseqüência de fatos como este são: num primeiro momento um trauma na criança que geralmente a persegue durante toda a vida;num segundo momento, a destruição da família.


A violência contra a mulher afeta não só a família em si, mais toda a sociedade. Afinal que tipo de estrutura emocional terá uma criança que vê sua mãe sendo violentada todos os dias pelo próprio pai?Que caráter um individuo como este terá?Sem duvida uma estrutura emocional desestruturada e um caráter totalmente influenciado pela conduta dos pais.


É necessário ter consciência que este tipo de violência causa muitos danos à sociedade, afinal os filhos são à base do futuro. E se nós temos uma base desestruturada teremos um futuro desestruturado e, consequentemente, uma sociedade totalmente desorganizada. Com um pouco amor podemos mudar o futuro da sociedade.




Wellington Oliveira Júnior
Leia Mais
0 comentários

Para Conferir =D

A Mulher Como Objeto Sexual

“Mulher tem que ser bonita. Magra e bem vestida, ela é o perfeito objeto do desejo masculino. Dentro de uma construção social do que seja o feminino, a mulher é educada para ser objeto (de desejo, de propriedade, de sexo) do homem e, por isto mesmo, para fazer do seu corpo, do seu visual, um elemento essencial de identidade. A mulher ideal, de acordo com padrões ainda vigentes, é linda e imóvel, como a Branca de Neve e a Bela Adormecida, salvas por príncipes que passavam andando a cavalo pelo mundo.”
Socióloga Jacqueline Pitangui
Disponível em: http://almanaque.folha.uol.com.br/moda_12out1980.htm




Violência Contra a Mulher

'' Estima-se que mais da metade das mulheres agredidas sofram caladas e não peçam ajuda. Para elas é difícil dar um basta naquela situação. Muitas sentem vergonha ou dependem emocionalmente ou financeiramente do agressor; outras acham que “foi só daquela vez” ou que, no fundo, são elas as culpadas pela violência; outras não falam nada por causa dos filhos, porque têm medo de apanhar ainda mais ou porque não querem prejudicar o agressor, que pode ser preso ou condenado socialmente. E ainda tem também aquela idéia do “ruim com ele, pior sem ele”. ''

Disponível em: http://copodeleite.rits.org.br/apc-aa-patriciagalvao/home/dadospesquisas.shtml - Portal da Violência Contra a Mulher.
Vale a pena visitar esse site que contém uma série de dados, notícias e informações para se informar e entender mais sobre o assunto abordado e discutido em sala de aula.




Juliane Ferreira. =*
Leia Mais
0 comentários

Outros Blogs

Olá pessoal, segue abaixo os endereços dos blogs das turmas F-1, F-3 e F-4 para vocês acompanharem os textos postados e produzidos pelos alunos.
Abraços,
Juliane Ferreira.

Blog F-1: www.turmaf-1.blogspot.com
Blog F-3: www.f-3construindotextos.blogspot.com
Blog F-4: www.olharescuriososf4.blogspot.com
Leia Mais
2 comentários

A luta de um Povo

Depois da pugente tragédia que se abateu sobre o Haiti,que afetou de foma direta e catastrófica sua população ,os haitianos ,povo hulmide, esquecido pelo mundo,estão lutando com forças para reeguer o país devastado.
Ainda sim,apesar de um povo hulmide e sofrido por circunstâncias naturais e políticas,o povo hatiano,com raça e fé lutam para reconstruir as inúmeras perdas,se unindo e quebrando barreirras,antes estipuladas.
Além dos desatres naturais,o Haiti sofre com o seu governo,que apesar de ser um país independente,conta com presidentes corruptos e ditadores que não se preocupam com o sofrimento e os problemas enfrentados pela nação.
Com esta intensa instabilidade é impossivel saber quando a população poderá enfim parar de sofrer e começará a se erguer.Enquanto isso,os habitantes de Porto Principe estão em busca de alimentos,de abrigo e de uma mão amiga enqunto sofrem os efeitos da calamidade.
Seu lema: a união faz a força, é a verdadeira face e representação desse povo hulmide,porém guereiros,pois lutam e vão lutar por uma vida mais digna e respeitavel.

AMANDA DOS SANTOS
Leia Mais
1 comentários

FORÇA HAITIANA

O mundo se impressiona com um terremoto que destruiu o Haiti, mas como destruir algo já destruído por questões políticas, econômicas e sociais?
Antes do terremoto o Haiti era pouco lembrado, mas foi preciso um terremoto de 7,3 graus na escala Richter para que o mundo pudesse ver o Haiti com outros olhos, e fazer com que esse país da América central fizesse parte do nosso cotidiano. O tremor e as réplicas deixaram mais de 200mil mortos e cerca de 3 milhões de desabrigados, mais do que números esses terremotos deixaram marcas nas famílias haitianas, marcas essas que podem ser irreparáveis.
Eles podem não ter uma estátua da liberdade como nos E.U.A, um Cristo redentor como no Brasil, não podem sediar Panamericanos, Copa do mundo e muito menos Olimpíadas, mas eles também são americanos. Mais forte que a destruição é a força, a força de viver, por isso a força haitiana deve ser mostrada, evidenciada para todo o mundo, para que o mundo possa lembrar do Haiti não como um país destruído, mas sim reerguido pela força da vida.
Leia Mais
4 comentários

Haiti sinônimo de força

O Haiti é um país totalmente desestruturado e que sempre é vítima de catástrofes e ditaduras que, sempre deixam o país em cinzas.Porém mesmo em meio a tantos problemas socioeconômicos o país como uma fênix sempre consegue se reerguer das cinzas.Mas,como é possível uma nação tão pobre conseguir reerguer o país em meio às cinzas? Com a sua própria história os haitianos nos repondem. Eles nos mostraram que para reedificar um país não são necessários apenas recursos econômicos, e sim força de vontade que, sem dúvida eles têm de sobra.
Primeiro eles mostraram a sua força por terem sido os primeiros do mundo a abolir a escravidão. Quase dois séculos depois houve as ditaduras de Papa Doc e Baby Doc e novamente os haitianos mostraram a sua força e superaram a ditadura. Em 2008 outras catástrofes abalaram o Haiti e novamente foram superadas
Em 2010 o país sofreu a pior tragédia da sua história. E os haitianos buscaram na fé forças para novamente superar a tragédia. Mas desta vez eles não ficarão sozinhos para reerguer o país. Pois, desta vez o mundo inteiro se comoveu com a tragédia e têm mandado ajuda para reestruturar o país que certamente se reerguerá o mais depressa possível. Afinal sozinhos eles sempre conseguiram reerguer o país, mesmo em meio a ruínas. Sem dúvida agora a reestruturação será mais depressa, pois, agora eles não contam apenas com a sua força, mas também com a ajuda econômica de outros países.


Wellington Oliveira Júnior
Leia Mais
1 comentários

Sugestão de leitura

Pessoal, vale a pena refletir sobre o texto abaixo.
Boa leitura.
abraço,
Edvânea

Umas e Outras
Chico Buarque

Se uma nunca tem sorriso
É pra melhor se reservar
E diz que espera o paraíso
E a hora de desabafar
A vida é feita de um rosário
Que custa tanto a se acabar
Por isso às vezes ela pára
E senta um pouco pra chorar
Que dia! Nossa, pra que tanta conta
Já perdi a conta de tanto rezar

Se a outra não tem paraíso
Não dá muita importância, não
Pois já forjou o seu sorriso
E fez do mesmo profissão
A vida é sempre aquela dança
Aonde não se escolhe o par
Por isso às vezes ela cansa
E senta um pouco pra chorar
Que dia! Puxa, que vida danada
Tem tanta calçada pra se caminhar

Mas toda santa madrugada
Quando uma já sonhou com Deus
E a outra, triste namorada
Coitada, já deitou com os seus
O acaso faz com que essas duas
Que a sorte sempre separou
Se cruzem pela mesma rua
Olhando-se com a mesma dor
Que dia! Cruzes, que vida comprida
Pra que tanta vida pra gente desanimar
Leia Mais
0 comentários

A evolução feminina

Quando a partir da I e II guerras mundiais as mulheres tiveram que desempenhar papéis semelhantes ao dos homens, já que os mesmos estavam na guerra, às mulheres passaram a conquistar mais e mais espaço no mercado de trabalho, embora mesmo com leis ao seu favor elas continuavam a ser exploradas e recebiam salários menores que os homens, mas isso não fez com que as mulheres desistissem ou desanimassem, elas correram atrás dos seus objetivos e hoje persistem para conquistar mais espaço e importância no mercado de trabalho.

Mesmo ainda sendo muitas vezes considerada como peça fundamental no lar, na família, atuando como dona de casa e mãe de família, a mulher passou a ser ainda mais fundamental no mercado de trabalho, desempenhando funções especificas para elas, e diminuindo cada vez mais a desigualdade existente entre seu salário e o salário de um homem, a discriminação e o preconceito.

A mulher passou a conquistar espaço em lugares antes inimagináveis, como na política, onde hoje temos representantes femininas ocupando lugares importantes no cenário mundial e mostrando a sua forma de percepção e de resolução de problemas, a realidade desse crescimento do espaço feminino e em diversas áreas da sociedade oferece as mulheres ainda mais direitos e as tornam ainda mais importantes na sociedade.


Hevana S. Lima

Leia Mais
2 comentários

Sem Armaduras ou Espadas

Os diversos transtornos políticos, sociais e econômicos, enfrentados pelos haitianos ao longo dos anos se agravaram e refletiram ao mundo após a catástrofe, que matou e destruiu parte de sua nação.
Não se sensibilizar ao ver as cenas de desespero ou ouvir os depoimentos dos sobreviventes é praticamente impossível. Os haitianos que antes esquecidos, voltam a ser lembrados e hoje vistos como guerreiros. São 'guerreiros', não por lutarem com lanças ou vestirem armaduras, mas sim, porque eles fazem a diferença sendo fortes e mantendo a esperança de reconstruir uma nova história após tantas perdas. Aqueles que deveriam lamentar e chorar as perdas são os que se mantêm erguidos em meio aos escombros, buscando e lutando por melhores condições para toda uma população. Esses são os que nos fazem rever nossos conceitos, rever o que é realmente importante, mostrando ao mundo que para ser um guerreiro não é preciso de armaduras ou espadas, mas de determinação e atitude.

Juliane Ferreira da Silva

******Nova Postagem - Modificada em 6 de abril de 2010
_________________________________________________________


Fingir Não Ver

Os vários problemas enfrentados pelos haitianos ao longo dos anos como problemas políticos, sociais, econômicos, precariedade e condições sub-humanas de sobrevivência, se agravaram e refletiram no mundo após a catástrofe, que matou e destruiu parte de uma nação.
Fingir não ver o sofrimento de várias famílias nos fazem insensíveis aos nossos semelhantes. Não se sensibilizar ao ver as cenas de desespero ou ouvir os depoimentos dos sobreviventes é praticamente impossível. Os haitianos que antes esquecidos, voltam a ser lembrados e hoje vistos como guerreiros. Se diga ‘guerreiros’ não por lutarem com lanças ou vestirem armaduras, mas sim porque não são todos que continuariam fortes e com esperança para reconstruir uma nova vida após tantas perdas materiais e emocionais.
Aqueles que deveriam lamentar e chorar as perdas são os que se alegram com detalhes que para muitos são insignificantes, que se mantém erguido em meio a tantos escombros, buscando e lutando por melhores condições para toda uma população. Esses são os que nos fazem rever nossos conceitos, rever o que é realmente importante, mostrando ao mundo que para ser um guerreiro não é preciso de armaduras ou espadas, mas de determinação e atitude.

Leia Mais
2 comentários

Revisando conceitos

12 de Janeiro de 2010, o Haiti acorda em meio aos destroços, milhares de mortos, feridos e desabrigados, crianças órfãs, pessoas que perderam toda a família e que agora sozinhos lutam pela sobrevivência.
Ao lermos esse tipo de noticia sobre o Haiti abalado pelo terremoto, nos sensibilizamos com a situação, e revisamos o que seria na verdade o conceito de perda, de tristeza e tentamos nos colocar ao máximo na situação que os milhares de haitianos estão enfrentando. Começamos a nos perguntar o que faríamos no lugar daquelas pessoas? será que conseguiríamos nos segurar em algum mínimo fiapo de esperança e consolação e seguiríamos em frente?. O povo haitiano mostrou que sim, é possível encontrar a esperança em meio a ruínas, é possível conseguir levantar a cabeça e começar a se reerguer.
Eles buscam a força para a reconstrução, na fé, na união, no apoio dos países vizinhos, o haitiano mostrou ao mundo que não é um país com um povo violento e sim um país com um povo unido, gentil, amigo e que conseguirá se levantar e superar suas perdas, como das outras vezes em que foi surpreendido por tragédias naturais, a única diferença será o modo que todo o mundo passará a ver o país. O mundo passará a admirar e a respeitar o povo haitiano.

Hevana S. Lima

Leia Mais