Morte e vida severina- Síntese da história do sertanejo

O escritor pernambucano João Cabral de Melo Neto é muito conhecido no Brasil por ser o autor da obra "Morte e vida severina" escrita entre 1954 e 1955 e dividida em 18 partes. Tem como subtítulo "auto de natal pernambucano"e mistura elementos nordestinos com os autos pastoris medievais ibéricos.
Narra a trajetória de Severino, mais um sertanejo pobre que para fugir da seca e da fome que assola o nordeste, migra da Paraíba para o Recife. Sem grandes ambições mas iludido com a suposta "vida melhor" no litoral se depara com a triste realidade da vida dos retirantes.
Em toda narrativa Severino está sempre fugindo da morte, no inal no entanto desiludido com sua vida e vendo que seguiu seu caminho de encontro a morte, resolve seguir o rio que segundo os coveiros da cidade faria um enterro melhor.
No entanto se encontra com com um homem, José, conversam um pouco sobre a vida e logo depois seu filho nasce. Severino assistea tudo aquilo envolta do nascimento e recebe um conselho de José: Apenas deve-se viver a vida.
O livro sintetiza na história de Severino a história de tantos outros nordestinos que fogem da morte e são acometidos a uma dura vida severina. Caroline Marques aluna do 3º ano do Colégio da Polícia Militar.

0 comentários:

Postar um comentário