Resenha crítica: O Casamento Suspeitoso.

O Casamento Suspeitoso é um drama composto por personagens do típico perfil e costume popular nordestino.

Nessa obra, o autor Ariano Suassuna envolve um trágico acontecimento somado ao humor contido nas ações dos personagens, aproximando-se do estilo da literatura de cordel. O cenário é formado por Geraldo, noivo de Lúcia, moça que apenas deseja o casamento por interesse. Junto a sua mãe Susana e seu amante Roberto, seus planos sofrem intervenções dos amigos Cancão e Gaspar que buscam defender Geraldo das armações de sua noiva interesseira.

Utilizando uma linguagem livre, o autor compõe a obra com momentos narrativos, aplicando o humor nos diálogos dos personagens. A tensão no decorrer dos fatos é algo interessante, pois o mistério de qual lado irá vencer, o bem ou o mal, permanece em grande parte da história. Ora as armações de Lúcia tinham sucesso, ora as de Gaspar e Cancão também, construindo assim um suspense ao leitor.

Usando de espertos métodos, os dois amigos conseguem provar para Geraldo a verdadeira intenção de Lúcia, que antes conseguiu colocar seu noivo contra eles. Com isso, a moça fracassada, sua mãe e seu amante voltam para casa, e a amizade entre Cancão e Gaspar com Geraldo retorna.

A comédia em O Casamento Suspeitoso não é um estilo incomum da técnica de Ariano Suassuna, visto que o mesmo usa humor em várias outras obras. O desfecho é algo não tão inesperado, pois a história de dois rumos só tinha um a seguir, mas as confusões criadas proporcionam uma sensação divertida, pois a engraçada personalidade dos personagens e suas linguagens simples deixam o leitor a vontade.


Aluna: Thalita Maria

Turma: G-2

1 comentários:

Unknown disse...

obrigado, fiz a tarefa de casa com ela

Postar um comentário