Resenha Crítica – Casamento Suspeitoso – Ariano Suassuna

Casamento Suspeitoso escrito em 1957 é obra do poeta e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna, publicador de outras obras também consagradas como O auto da Compadecida e O santo e a porca.
O drama tem como temática a ambição, o casamento por interesse, se utiliza de uma linguagem popular e personagens e temáticas diversas em sua narrativa, com perfis típicos do nordeste o que além de aproximar o leitor também provoca humor.
A peça, tem como palco principal a casa da matriarca dona Guida, mãe de Geraldo noivo de Lúcia vinda da ‘cidade grande’ com sua mãe e seu amante, que tenta se casar com ele o mais rápido possível para aplicar o famoso ‘golpe do baú’, mas se depara com Cancão e Gaspar que tentam impedir o casamento, visando não só o bem do noivo, como também seus próprios interesses. No desenrolar da história várias situações e armações são tramadas que ora favorecia Lúcia ora favorecia Cancão e Gaspar o que traz momentos engraçados e um certo suspense ao público.
A leitura é simples, podendo ser lida por todos os perfis de leitores, conseguindo prender o mesmo do começo ao fim, sem causar monotomia, além de proporcionar lições e aprendizados, atendendo as expectativas esperadas.


Juliane Ferreira, aluna do 3° ano do ensino médio do Colégio da Polícia Militar PE

0 comentários:

Postar um comentário