A seca vida nordestina

João Cabral de Melo Neto é um escritor pernambucano muito famoso por sua literatura dramática e seca. Sua obra mais conhecida é Morte e Vida Severina.

O livro que na verdade é um poema é de estilo narrativo e possui um forte gênero dramático. Além disso, é narrado em primeira pessoa e apresenta uma nítida divisão em duas partes (Apesar do livro ser dividido em 18).A primeira parte (que compreende da parte 1 a 9) nos mostra o périplo de Severino até o Recife,seguindo sempre o caminho do Rio Capibaribe, ou o “fio da vida”, que ele se dispõe a seguir.

A segunda parte (que compreende da parte 10 a 18) nos mostra Severino já na cidade do Recife, onde percebe que a vida também é tão seca quanto a que ele via no sertão. Daí ele percebe que não há outra saída a não ser aquela que ele presenciou durante o percurso: A morte.

Outro fato muito intrigante na obra é o seu título afinal, o personagem-protagonista é Severino e não Severina como o titulo sugere, mas ao lermos e analisarmos a obra entendemos que Severina refere-se ao modo de vida seca e dura dos “severinos” que ele se depara durante o percurso do rio, ou seja, de substantivo o nome Severino passa a ser adjetivo Severina concordando com a palavra vida já que refere-se a uma característica da vida.

WELLINGTON OLIVEIRA

0 comentários:

Postar um comentário