Sem Armaduras ou Espadas

Os diversos transtornos políticos, sociais e econômicos, enfrentados pelos haitianos ao longo dos anos se agravaram e refletiram ao mundo após a catástrofe, que matou e destruiu parte de sua nação.
Não se sensibilizar ao ver as cenas de desespero ou ouvir os depoimentos dos sobreviventes é praticamente impossível. Os haitianos que antes esquecidos, voltam a ser lembrados e hoje vistos como guerreiros. São 'guerreiros', não por lutarem com lanças ou vestirem armaduras, mas sim, porque eles fazem a diferença sendo fortes e mantendo a esperança de reconstruir uma nova história após tantas perdas. Aqueles que deveriam lamentar e chorar as perdas são os que se mantêm erguidos em meio aos escombros, buscando e lutando por melhores condições para toda uma população. Esses são os que nos fazem rever nossos conceitos, rever o que é realmente importante, mostrando ao mundo que para ser um guerreiro não é preciso de armaduras ou espadas, mas de determinação e atitude.

Juliane Ferreira da Silva

******Nova Postagem - Modificada em 6 de abril de 2010
_________________________________________________________


Fingir Não Ver

Os vários problemas enfrentados pelos haitianos ao longo dos anos como problemas políticos, sociais, econômicos, precariedade e condições sub-humanas de sobrevivência, se agravaram e refletiram no mundo após a catástrofe, que matou e destruiu parte de uma nação.
Fingir não ver o sofrimento de várias famílias nos fazem insensíveis aos nossos semelhantes. Não se sensibilizar ao ver as cenas de desespero ou ouvir os depoimentos dos sobreviventes é praticamente impossível. Os haitianos que antes esquecidos, voltam a ser lembrados e hoje vistos como guerreiros. Se diga ‘guerreiros’ não por lutarem com lanças ou vestirem armaduras, mas sim porque não são todos que continuariam fortes e com esperança para reconstruir uma nova vida após tantas perdas materiais e emocionais.
Aqueles que deveriam lamentar e chorar as perdas são os que se alegram com detalhes que para muitos são insignificantes, que se mantém erguido em meio a tantos escombros, buscando e lutando por melhores condições para toda uma população. Esses são os que nos fazem rever nossos conceitos, rever o que é realmente importante, mostrando ao mundo que para ser um guerreiro não é preciso de armaduras ou espadas, mas de determinação e atitude.

2 comentários:

Edvânea disse...

Oi, Juliane, sem dúvida, trata-se de um texto reflexivo; contudo, em alguns trechos, é preciso fazer alguns ajustes a fim de que o texto "soe" melhor. Por exemplo, em vez de "Se diga guerreiros...", que tal "São guerreiros.. ou "Dizem-se guerreiros..."?!
Há outros "momentos", identifique-os. Ok?!
abraço,

Turma G2- CPM disse...

Olá professora, fiz algumas modificações no texto, espero que o texto tenha ficado mais coerente.
Abraços,
Juli. =*

Postar um comentário