Haiti sinônimo de força

O Haiti é um país totalmente desestruturado e que sempre é vítima de catástrofes e ditaduras que, sempre deixam o país em cinzas.Porém mesmo em meio a tantos problemas socioeconômicos o país como uma fênix sempre consegue se reerguer das cinzas.Mas,como é possível uma nação tão pobre conseguir reerguer o país em meio às cinzas? Com a sua própria história os haitianos nos repondem. Eles nos mostraram que para reedificar um país não são necessários apenas recursos econômicos, e sim força de vontade que, sem dúvida eles têm de sobra.
Primeiro eles mostraram a sua força por terem sido os primeiros do mundo a abolir a escravidão. Quase dois séculos depois houve as ditaduras de Papa Doc e Baby Doc e novamente os haitianos mostraram a sua força e superaram a ditadura. Em 2008 outras catástrofes abalaram o Haiti e novamente foram superadas
Em 2010 o país sofreu a pior tragédia da sua história. E os haitianos buscaram na fé forças para novamente superar a tragédia. Mas desta vez eles não ficarão sozinhos para reerguer o país. Pois, desta vez o mundo inteiro se comoveu com a tragédia e têm mandado ajuda para reestruturar o país que certamente se reerguerá o mais depressa possível. Afinal sozinhos eles sempre conseguiram reerguer o país, mesmo em meio a ruínas. Sem dúvida agora a reestruturação será mais depressa, pois, agora eles não contam apenas com a sua força, mas também com a ajuda econômica de outros países.


Wellington Oliveira Júnior

4 comentários:

Edvânea disse...

Olá, Wellington. Fico feliz que tenha dado sua contribuição a respeito do tema "O haitiano é antes de tudo um forte, talvez dissesse Euclides da Cunha"; todavia, percebo que que seu texto ganharia mais se alguns ajustes fossem feitos. Por exemplo, ele poderia ser mais reflexivo e o parágrafo inicial poderia ser mais claro.
Dê uma nova olhada. Ok?!
abraço,

Turma G2- CPM disse...

OK! Professora como eu faço para tornar este texto mais reflexivo?

Edvânea disse...

Oi, Wellington. Olhe, comente o tema como se estivesse conversando com alguém que já conhece o assunto (por isso não é necessário enchê-lo de informações) e que quer saber o que você pensa a respeito. Além do mais, a leitura de outros textos reflexivos pode ajudar bastante.
Boa sorte!

Turma G2- CPM disse...

So achei confuso!
Aluno:Carlos Tito

Postar um comentário